top of page
  • Wellyson Sales

EDITORIAL | MTV Miaw precisa aprender como se faz uma boa premiação


Imagem: reprodução/Portal KondZilla

Nesta quinta-feira, 4, a MTV Brasil transmitiu a segunda edição do MTV Miaw. Tal premiação é referência no México e ganhou sua versão brasileira em 2018.

Quem acompanha premiações internacionais sabe que as grandes produções, show de luzes, efeitos, pirotecnia e coreografias são motivos de ansiedade do público. Lá fora, temos sucessos como o VMA, MTV EMA e o MTV Awards, responsáveis por deixar marcadas grandes performances de seus artistas convidados.

É notável que a produção brasileira tenta de qualquer forma tornar agradável a tal premiação que se diz alvo da nova geração, mas o formato é digno de reformas. Comerciais fora de contexto, conversas roteirizadas dos apresentadores e a inserção forçada dos patrocinadores chegam a ser confusos ao telespectador e tornam a apresentação um completo exagero.

Um dos momentos curiosos, inclusive, foi a apresentação do elenco do "De Férias com o Ex" que escalou os participantes Gabriel e Ana como apresentadores da categoria "Gamer do Ano". No roteiro, os dois tentaram chamar a atenção do público com uma conversa sobre tretas que acabou anunciando Yoda como vencedor. Não deu pra entender nada!

Microfone silenciado

Uma das gafes da apresentação foi durante a performance de "AmarElo", música recentemente lançada na voz de Emicida, Pabllo Vittar e Majur. Aparentemente, o volume do microfone da Pabllo foi reduzido enquanto ela alcançava notas altas. Quem assistiu ao evento pessoalmente ouviu os falsetes corretos, mas na transmissão, realizada um dia após, não foi possível. Fãs da cantora chegaram a acusar a emissora de silenciar o microfone.

Rapidamente, a emissora corrigiu o áudio e publicou na integra a performance após pedidos. Veja!

Sapatour

Diversas celebridades desfilaram pelo Pink Carpet, área onde jornalistas faziam a cobertura do evento e fotógrafos registravam imagens dos artistas. O grupo Sapatour, que produz vídeos da temática LGBT+ e que estava concorrendo na categoria “Aposta”, não teve acesso a essa área.

A revolta surgiu devido ao tweet de Yasmin Akutsu, uma das integrantes do canal, que publicou a informação de que o grupo não havia recebido pulseiras de acesso voltadas exclusivamente a elas, assim como outros nomeados haviam recebido.

Por sua vez, a MTV se pronunciou em nota afirmando que seria inviável receber todos os convidados e seus acompanhantes no backstage. Veja a nota:

"A 2ª edição do MIAW, ontem, dia 03, no Credicard Hall, recebeu mais de 150 artistas. Por segurança e espaço da casa, é inviável receber todos os convidados e seus acompanhantes no backstage. Muitos talentos receberam convites para assistir à premiação na pista ou no andar superior. Não houve, por parte do canal, nenhum tipo de preconceito ou hostilidade, fato é que a MTV admira o trabalho do Sapatour e o indicou na categoria Aposta MIAW. Inclusive, alguns stories com o grupo foram produzidos pela equipe do canal. Editorialmente, a MTV aborda uma comunicação de espírito democrático com total despojamento de preconceitos. A programação do canal trata, de maneira direta ou indiretamente, de orientações sexuais e identidades de gênero em diferentes programas, como 'Saindo do Armário em 60', '#PQ Mulher', '#Valepratodxs', 'AYTO Valepratodx' - primeiro reality show que reúne participantes com orientação sexual fluida. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado ao grupo".

bottom of page