5 curiosidades sobre o reality "The Circle Brasil"
- Wellyson Sales
- 6 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Com formato queridinho nos Estados Unidos, Inglaterra e França, o reality show "The Circle" estreou a sua versão brasileira em março deste ano e conseguiu se tornar uma das tendências quando o assunto é entretenimento. Gravado no 2° semestre de 2019, o programa é produzido pela Studio Lambert e Motion Content Group. No formato, os 14 participantes que se inscreveram são vizinhos de um mesmo prédio. Eles possuem apenas uma forma de se comunicar entre si: um verdadeiro grupo de condomínio em uma plataforma que simula uma rede social operada por comando de voz chamada "Circle". Os participantes podem criar um perfil falso ou interagir com os outros colegas usando seus próprios perfis, constituídos por foto de perfil, nome, idade e uma curta descrição. Todos os apartamentos são equipados com câmeras e decorados de acordo com seus gostos pessoais, aos quais a produção do reality teve acesso antecipadamente. Na plataforma, eles podem conversar em um chat por um tempo determinado, montar grupos e votar em que eles acham que é muito influente dentro do jogo. Os mais populares na rede social viram "influenciadores" e podem bloquear um participante do game, eliminando-o automaticamente do reality.
Participantes
Os participantes da primeira edição (2020) foram escolhidos através de formulário disponibilizado pela plataforma. Eles foram levados até a Inglaterra, onde é gravada a produção, e não tiveram contato antes do programa iniciar de fato.
imagens: reprodução/netflix
A plataforma The Circle

A plataforma "Circle", em si, não é 100% automática com comando de voz como demonstram os episódios. Um produtor acompanha cada participante pelas câmeras e transcreve todas as suas falas para o sistema que simula a rede social. É uma espécie de assistente virtual, mas com um pouquinho de controle humano, e pode ser comparada ao mesmo sistema utilizado pelas televisões quando possuem um programa com closed caption, por exemplo. Em alguns momentos, é possível ver o trabalho dos produtores quando os participantes pedem pra inserir um determinado emoji, o qual um assistente virtual comum não seria capaz de acertar com 100% de precisão.
O apartamento The Cirle

O programa foi gravado por 15 dias em um condomínio inteiro em Londres, na Inglaterra, onde também foi gravada a versão americana e a edição francesa do reality. O elenco brasileiro ficou em confinamento dias antes para a gravação do reality em um outro edifício.
O prédio alocado pela equipe é estrategicamente posicionado para que os participantes não tenham como visualizar pessoas do lado de fora durante a gravação.
Para sair do quarto e ter acesso à academia do prédio, ou área de lazer, ou ter acesso à equipe médica, que também é vigiado por câmeras, os participantes são guiados pela produção com fones de ouvidos e vendas.
Decoração

Sendo 2 por cada andar, os 14 apartamentos são estrategicamente decorados e personalizados com o estilo de cada participante. O ambiente precisa ser aconchegante para mantê-los confortáveis.
O The Circle britânico é o "nosso" BBB!

Com forte audiência, o The Circle, exibido pelo canal britânico "Channel 4", é o original e estreou em 18 de setembro de 2018 e teve 40 episódios. O programa, que possibilitou a criação dos demais formatos pelo mundo, foi o único exibido na TV que, aliás, se prepara para sua segunda edição com estreia esperada para junho ou agosto.
Toda a temporada do The Circle Brasil está disponível na Netflix.
Comments